Escolha uma Página

Nesta terça-feira, dia 20/setembro, às 20:08h estaremos em mais um Encontro Online (Hangout) falando sobre a Baixa Autoestima e Autoconfiança.  Clique AQUI para Participar GRÁTIS

A Baixa Auto-Estima miniminiza quando tomamos consciência sobre uma dimensão maior do nosso SER, e consequentemente nos responsabilizarmos por quem verdadeiramente somos e aceitarmos assumir nosso poder interno. Ao reconhecer a nossa essência e perceber o nosso verdadeiro potencial inconsciente, aos poucos é possível alterar as crenças internas de desvalorização pessoal. Qualquer pessoa que se empenhe e se foque, pode superar os seus dramas de baixa auto-estima e conseguir uma mudança significativa em todas as áreas da vida, fazendo um claro investimento em si, tendo assim o reconhecimento e aceitação sobre uma perspectiva maior sobre si e sobre o seu poder interior.

A medida que reconhecemos a nossa essência e percebemos o nosso verdadeiro potencial, ainda inconsciente, vai se tornando possível alterar crenças.

Algumas Características da baixa Autoestima:

  • Insegurança
  • Perfeccionismo
  • Sentimento de inadequação
  • Dúvidas constantes
  • Incerto de si mesmo
  • Não se permitir errar
  • Necessidade de: agradar aprovação, reconhecimento
  • Sentimento vago de não ser capaz de realizar nada – depressão

Baixa Autoestima – Veja o que fazer para superar:

Baixa Autoestima alimenta-se de pensamentos negativos e crenças de falta de valor próprio, é essencial ter muito cuidado com as palavras negativas que usamos sobre nós e evitar entrar em auto-crítica. Sempre que nos classificamos de “burra”, “desastrada” ou qualquer forma de depreciação, estamos a criar um programa neurológico que nos vai limitar nos comportamentos e na vida.

Por que razão travamos guerras conosco mesmos?

Nunca devemos esquecer que o nosso subconsciente não tem sentido de humor e leva a sério qualquer ameaça e as torna verdades internas. É muito importante aprender a confiar em si e na vida.

Escolher para agradar a nós mesmos diminui a sensação de baixa autoestima.

É bonito sermos “bonzinhos” para os outros e nos preocuparmos com os sentimentos deles, mas nada disso faz sentido se estivermos a negligenciar a nossa sensibilidade e as nossas necessidades tão importantes! Não negligencie a si mesmo!

Baixa Autoestima pode ser sinônimo de copiar pessoas que admiramos e isso torna-nos vulneráveis e artificiais e todas as pessoas que nos rodeiam vão sentir isso e vão-nos por em causa. Cada pessoa tem um potencial infinito único, apenas tem de o trabalhar e evidenciar.

Esforce-se para melhorar, mas não critique a si mesmo por não ser tão bem sucedido, bonito, magro ou tão popular quanto alguém. Use afirmações positivas para trabalhar o “músculo da positividade” e exercer poder na sua vida.

A vida é importante mas não devemos levá-la demasiado a sério. Todos falhamos antes de sermos bem sucedidos, a tentativa e erro é a formula secreta de todos os grandes sucessos, assim como a não desistência e a consecutiva transformação positiva. Um erro não é um fracasso, mas como uma maravilhosa forma de aprendizagem. Quando algo parece estar errado e parece não funcionar é importante sabermos redirecionar o nosso caminho. A experiência é sempre um reforço à sabedoria e estrutura pessoal, social ou profissional. Os desafios tornam-nos mais fortes, isto dependendo se escolhemos ser o sábio ou o coitadinho.

O valor próprio e a confiança são reforçados quando nós damos valor às nossas necessidades e desejos. Sempre que esperamos que sejam outros a suprir estas questões a nossa auto-estima está minada. Ninguém melhor que nós sabemos o quê e quando precisamos de suprir as nossas necessidades e desejos e se aprendermos a ser independentes estaremos mais aptos a ter bons relacionamentos sem que haja sentimentos de dependência.

Evidencie os seus sucessos, relembre-os sempre que possível, a baixa auto-estima resulta do fato de só alimentarmos fracassos e inércia. Faça uma lista de tudo o que já conseguiu fazer e tanto se orgulha. E nunca se esqueça que tudo na vida que sempre se esforçou e acreditou você conseguiu.

Alimente a sua vida com experiências aliciantes e motivadoras, workshops, equitação, surf, leitura, desporto, alguma coisa que o faça sentir-se feliz. E não dependa, nunca de ninguém para iniciar qualquer objetivo, caso contrário passará a sua vida sentada no sofá à espera do telefonema que vai mudar a sua vida. Seja o exemplo que gostaria de ver.

Trace objetivos e esforce-se para conquistá-los, seja responsável na sua concretização. Nunca nada mudará amanhã se nada fizermos hoje

Seja uma pessoa interessante interiormente, liberte-se do peso do passado e da vida, e faça coisas interessantes para se sentir revigorada.

O verdadeiro processo de libertação de baixa autoestima está na Auto Valorização.

Aprenda a ver-se com os seus próprios olhos e não com os olhos dos outros. Não é o fato de alguém pensar algo negativo de si que a vai transformar nessa coisa negativa. O que os outros pensam é uma interpretação de si baseada nos seus traumas e vivências, são conteúdos delas.

Dê menos importância aos defeitos do mundo exterior e aproveite essa energia para enriquecer o seu interior e a sua vida.

Para fazer um verdadeiro trabalho de transformação e programação neurológica faça um curso de PNL (Programação Neurolinguística) ou de AutoCoaching e transforme o seu sonho na sua vida, está tudo nas suas mãos, use a energia de auto-destruição na construção de um paraíso vivencial e em sabedoria.

Algumas questões que ajudam a baixar a nossa autoestima:

Se formos improdutivos no emprego, chegamos ao fim do dia com sentimento de culpa por sermos inúteis. O sentimento de inutilidade é um dos fatores que mais baixa a autoestima.

Ter situações de vida pendentes (como situações emocionais não resolvidas), o sentimento de ser um peso para alguém e dependências de qualquer espécie também contribuem para a baixa autoestima.
Para estarmos em paz conosco e com a vida é necessário iniciar um processo de limpeza emocional e resolver tudo o que está pendente e limpar dentro de nós o que já não está a ser importante para sermos livres e felizes.

Você pode ser liberta(o) com muita vontade e trabalho diário, acreditar que merecemos algo de bom na vida é o melhor trampolim para nos motivarmos a iniciar um processo de mudança milagrosa…. se os outros podem e conseguem, o que me impede a mim de também poder e conseguir???????

Texto original de Cristina Jorge.